Sobre a Câmara

A Câmara do Mercado oferece um foro especializado para a solução de questões relativas ao direito empresarial, sobretudo relacionadas ao mercado de capitais e o direito societário. A Câmara atua na administração de procedimentos arbitrais originários de conflitos surgidos no âmbito das companhias comprometidas com a adoção de práticas diferenciadas de governança corporativa e transparência, cujas ações são listadas na B3, bem como em outros litígios entre pessoas físicas e jurídicas, desde que sejam referentes a direito empresarial.

A instituição oferece um ambiente independente, sigiloso e eficiente para a solução de controvérsias, pautado nas diretrizes da Lei de Arbitragem e pelas normas estabelecidas em seu Regulamento de Arbitragem.

Breve história

Criada em junho de 2001 pela então Bovespa, a Câmara do Mercado, à época sob o nome Câmara de Arbitragem do Mercado, tem como razão de ser oferecer ao mercado um ambiente especializado para a solução de disputas relativas ao mercado de capitais, especialmente os conflitos de cunho societário.

A Câmara possui como objetivo primevo a administração de conflitos surgidos no âmbito das companhias comprometidas com a adoção de práticas diferenciadas de governança corporativa e transparência, listadas na B3 em seus segmentos especiais de listagem (Novo Mercado, Nível 2 de Governança Corporativa, Bovespa Mais e Bovespa Mais Nível 2).

Além disso, a Câmara sempre esteve à disposição para a administração de quaisquer outros litígios entre pessoas físicas e jurídicas, ligadas ou não ao mercado de capitais, desde que sejam referentes ao direito empresarial.

Regimento Interno

Endereço e informações de contato:

Câmara do Mercado – Arbitragem
Horário de funcionamento e protocolo (físico): das 09h00 às 18h00
Telefones: (11) 2565-7930 / (11) 2565-6788 / (11) 2565-7787 (financeiro)
E-mail: secretariacam@b3.com.br
Endereço: Rua XV de Novembro, nº 275, 10º andar, Centro, São Paulo/SP, CEP: 01.013-001